top of page

Curso Agroecologia e Sustentabilidade no Cerrado

Resumo

 

O curso Agroecologia e Sustentabilidade no Cerrado atende jovens de assentamentos rurais dos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e São João D'Aliança, com carga horária total de 800 horas, divididas em 3 módulos. Está divido em atividades presenciais e desenvolvimento de projetos (30% de horas indiretas). Mensalmente os jovens dos três municípios se reúnem na Fazenda Escola Bona Espero, para aulas teóricas e práticas, enquanto que os encontros nos assentamentos são semanais.

Grupo de estudantes na Fazenda-Escola Bona Espero.

O curso segue linha pedagógica freiriana, que busca desenvolver a autonomia e o protagonismo juvenil, partindo da realidade de cada assentamento e sempre voltado para ela. Utiliza-se de experimentos, recursos didáticos variados e atividades em grupo, no intuito de provocar a reconexão do jovem com a terra, com a vida no campo e com os ritmos naturais, como meio de sobrevivência, de qualidade de vida e de transformação social. Procura despertar nos jovens camponeses o interesse em permanecer no campo, revalorizando a profissão de agricultor.

Grupo de estudantes na Fazenda-Escola Bona Espero

Objetivos Específicos

  1. Identificar, gerar e difundir práticas inovadoras e tecnologias sociais de base agroecológica, viabilizando a estabilidade de agroecossistemas;

  2. Promover, de forma integrada, o resgate cultural, a segurança alimentar e nutricional, o acesso a políticas públicas e o manejo para a conservação ambiental;

  3. Correlacionar conhecimentos sobre água e cerrado de forma a promover a conservação do patrimônio ambiental;

  4. Fortalecer a identidade e autonomia do jovem, enquanto sujeito do campo, e sua capacidade de organização e participação social, despertando o sentimento de pertencimento ao lugar e à região da Chapada dos Veadeiros;

  5. Contribuir para a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores e dispositivos móveis, introduzindo os jovens no uso dos recursos tecnológicos básicos e na geração de produtos diversos da comunicação.

Estudantes do PA Mingau.

Conteúdo Programático

MÓDULO I – Março a Novembro 2015

Agroecologia – 150 horas: O Ser Humano; Ecologia e Geografia; Agroecologia; água na agropecuária; estudo do solo; nutrição vegetal e animal, agriculturas de base agroecológica; manejo de pragas e doenças; sementes.

Comunicação - 70 horas: Construção de blogs, web radio, elaboração de textos e notícias, produção de folders e banners. Pesquisa na Internet. Elaboração de planos de trabalho e relatórios. Registro fotográfico das atividades e formação de um banco de imagens para divulgação dos resultados dos trabalhos e produção de material didático.

Segurança Alimentar e Nutricional - 80 horas: Conceitos importantes, o papel da agricultura familiar, educação nutricional, alimentação sustentável, oficina de preparação de alimentos. PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais (Hortaliças Tradicionais), males dos alimentos industrializados (aditivos e conservantes), vegetarianismo, informações nos rótulos dos alimentos.

Horta em mandala no PA Sílvio Rodrigues.

Horta no PA Sílvio Rodrigues.

MÓDULO II – Março a Julho de 2016

 

Agroecologia – 145 horas: Experimentação Científica; Clima; Sistemas integrados de produção de alimentos; Manejo de remanescentes de Cerrado; Bioindicadores; Melhoramento participativo; Fertilidade do solo; Desenvolvimento de plantios (SAF's, hortas e pomares agroecológicos, comunitários ou individuais); Coletas de sementes (criação de Bancos de Sementes); Produção e trocas de sementes de hortaliças, cereais e leguminosas; produção de biofertilizantes, bokashi).

Água e Cerrado - 65 horas: O Bioma Cerrado e suas fitofisionomias, principais ameaças, fragilidades, usos e conservação. Identificação de plantas e animais do Cerrado. Recursos hídricos superficiais e subterrâneos: conceitos de bacia hidrográfica e aquíferos, dinâmica, ciclo da água, usos múltiplos e impactos antrópicos sobre a disponibilidade hídrica e a qualidade das águas para diferentes usos, contaminação.

Organização e Participação Social - 40 horas: Observação e pesquisas sobre a comunidade e cultura local e regional, identidade, o sujeito do campo. Acesso a políticas públicas para a juventude. Metodologias de facilitação de reuniões, estratégias de mobilização, organização de redes e de eventos. Organização e controle social.

MÓDULO III – Agosto a Dezembro de 2016

 

Agroecologia - 130 horas: Energia rural; Contabilidade agrária; Planejamento da produção; Processamento de alimentos; Certificação solidária e comercialização; Alternativas Ecológicas para prevenção e controle de pragas; Análise de solos por meio de kit de análise, para avaliação de parâmetros físico-químicos ligados à fertilidade e necessários ao equilíbrio da zoo e meso fauna no solo. 

 

Água e Cerrado - 35 horas: Ecologia; Ciclos de energia nos ecossistemas; Tecnologias para conservação, reuso e recuperação de recursos hídricos; Bacias hidrográficas da Chapada dos Veadeiros, consideradas para os estudos de casos. Oficinas, treinamento técnico para uso de kits de análise para monitoramento, controle de qualidade da água das cisternas, caixas d'água, poços construídos nos assentamentos. 

 

Comunicação/Organização e Participação Social - 35 horas: Os coletivos da Chapada dos Veadeiros: a Rede Pouso Alto Agroecologia, Território da Cidadania, grupo de jovens, entre outros; Os movimentos sociais, a soberania alimentar e agroecologia; Fotografia; Produção de conteúdos para as redes sociais;

Horta no PA Mingau.

bottom of page